top of page
backgorund texture1.png

Sobre o Triste

O Triste Para Sempre é um festival de cinema emergente dedicado à complexidade da tristeza, procurando abrir um espaço em Lisboa para a sentir de múltiplas formas. O festival foi criado em 2019 por António Simão e Carolina Serranito, amigos que se conheceram enquanto voluntários em festivais de cinema que, com o passar do tempo, quiseram criar o seu.

​

         O festival nasce da necessidade de normalizar os finais menos felizes no cinema num evento cinematográfico na cidade de Lisboa com curtas e longas-metragens contemporânea. O Triste pretende integrar a tristeza no grande ecrã e criar um espaço seguro para a comoção e exploração de emoções.

 

         A primeira edição do festival realizou-se em Benfica, no Com Calma e no Palácio Baldaya. No ano seguinte, devido ao crescimento notório de espectadores, o festival foi acolhido no Chiado, no Selina. Em 2021, a Fábrica Braço de Prata recebeu o festival durante 4 dias. Em 2022, o Fórum Lisboa, antigo Cinema Roma, acolheu o Triste para Sempre, naquela que foi a edição com mais visitas. Em 2023, devido a mudanças na equipa, o Triste decidiu expandir-se para outras cidades do país e explorar outro público fora de Lisboa, colaborando com a Sociedade Harmonia Eborense, em Évora, onde apresentou vários filmes da edição anteriores.

​

         Além dos filmes em competição, o festival tem promovido também eventos de debate e conversa com realizadores, produtores e ativistas, antes e depois dos filmes e, em 2020, realizou uma exposição dos cartazes recebidos a concurso para o cartaz da mesma edição do festival.

bottom of page